A alimentação nas empresas é um tema sério e que deve ser tratado com bastante cuidado, tendo em vista que pode afetar diretamente a saúde dos colaboradores e também influenciar no desempenho dos profissionais.
Especialmente no verão os cuidados com a alimentação nas empresas deve ser redobrado. Isso porque a combinação da alimentação inadequada com o calor excessivo, pode ocasionar sérios problemas.
O ambiente abafado, a falta de nutrientes e hidratação necessária acabam deixando os colaboradores mais cansados, lentos e automaticamente produzindo pouco.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para que a alimentação nas empresas neste período do ano, continue adequada e não comprometa o desempenho dos colaboradores.
Confira a seguir quais são os cuidados necessários no verão que é preciso ter com a alimentação nas empresas.
O almoço é uma refeição importante e não deve ser pulada de maneira alguma. Mesmo diante de muito trabalho ou projetos com prazo curto, não permita que seus colaboradores deixem de almoçar por mais atarefado que estejam.
Com a temperatura mais alta é natural que as pessoas fiquem mais sensíveis e aí aumenta a probabilidade de queda de pressão, mal-estar ou sono excessivo devido a má alimentação.
Por isso, a hora do almoço deve ser respeitada. Este é o momento adequado para descansar a mente e saborear uma deliciosa refeição repleta de vitaminas e nutrientes.
Com o calor, os colaboradores tendem a preferir comer um lanche do que fazer uma refeição completa, porém é preciso tomar cuidado com esse tipo de escolha.
Você pode e deve oferecer cardápios variados para seus colaboradores, que incluem lanches, uma vez ou outra, mas é preciso ter cautela para que isso não se torne uma rotina.
Devemos lembrar que os nutrientes e vitaminas encontrados nas refeições, são extremamente importantes para manter o organismo funcionando certinho e os lanches nada saudáveis não são indicados.
Caso sua empresa escolha servir lanches, prefira as opções naturais. Os lanches feitos com pão integral, folhas, tomate e queijo branco são boas opções e saciam bem.
Na hora de mudar o cardápio, o mais indicado é contar com o apoio de empresas especializadas em alimentação para que nutricionistas possam preparar menus adequados.
Lembre-se que a alimentação equilibrada ajuda a ter mais energia para render ao máximo nas atividades, além de ajudar a equilibrar o estresse tão comum no dia a dia.
Na hora de escolher o cardápio, dê preferência sempre para os alimentos mais saudáveis e de fácil digestão, evitando os calóricos, gordurosos, frituras, aqueles alimentos ricos em sal, açúcar ou que tenham excesso de conservantes e corantes.
Os alimentos que são fontes de vitaminas C são os mais recomendados, como por exemplo, a laranja, morango e abacaxi. As saladas também são leves e caem bem, trazendo mais sabor para a refeição.
Além disso, a hidratação do corpo deve ser priorizada. A falta de hidratação pode causar dor de cabeça, cansaço, tontura e fraqueza, por isso, incentive o consumo de muita água. As frutas, legumes e verduras também ajudam a manter o corpo hidratado.
É bom lembrar que toda pessoa deve consumir água durante o dia todo e não só quando sentir sede. Quando o colaborador estiver com sede, significa que já está desidratado.
Intervalos
Nos intervalos, esqueça as bolachas, petiscos e doces calóricos. Oriente e ofereça sempre frutas ou barrinhas de cereais. Esses alimentos além de mais saudáveis e ricos em vitaminas, irão renovar a energia dos colaboradores para continuar o trabalho e ajudar a evitar a vontade de comer os doces tentadores e nada saudáveis.
Não menos importante, a temperatura do ambiente é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos servidos para os colaboradores.
Segundo o Ministério do Trabalho, dados comprovam que uma alimentação balanceada e nutritiva favorecem tanto os profissionais quanto as empresas.
Um colaborador que consome uma refeição saborosa e saudável, tem sua qualidade de vida melhorada, aumentando a sua resistência à fadiga ou doenças.
Já a empresa, ganha com o aumento de produtividade e redução de absenteísmo e da rotatividade, causada por doenças que poderiam ser evitadas com uma alimentação adequada.
Assim, se sua empresa precisa de um suporte no preparo da alimentação para seus colaboradores, fale conosco!
No mercado há mais de 45 anos, oferecemos cardápios saborosos e adequados à necessidade de cada empresa. Para mais informações, entre em contato conosco!