Festa de empresa: qual cardápio ideal? Essa é uma dúvida de muitos líderes de empresas, que surge naturalmente com a chegada do final do ano, quando se começa a planejar as celebrações.
Se você vai organizar uma festa de confraternização na sua empresa, deve ficar atento ao cardápio que será servido no dia.
Para ajudar, preparamos este artigo especial com orientações sobre o cardápio ideal para oferecer na festa da sua empresa. Confira!
Fim de ano chegando e junto com ele, as dúvidas sobre como planejar uma festa que seja divertida, que os colaboradores fiquem felizes com a música, com os presentes, mas principalmente com o cardápio.
E se você já está organizando a festa da sua empresa, deve ter se deparado com uma dúvida muito comum que surge toda vez que uma festa é organizada: qual cardápio ideal para servir aos colaboradores?
As inseguranças sobre qual tipo de alimento oferecer e o que não é indicado servir, como calcular a quantidade correta de refeições e bebidas é natural, não se sinta sozinho.
Sabemos que a responsabilidade de organizar um evento é muito grande e o cardápio deve ser muito bem pensado para que o evento seja um sucesso. Nisso, nós podemos ajudar.
Por isso, vamos dar dicas para que sua festa de final de ano seja um sucesso!
Caso queira servir aperitivos com pequenas porções individuais, você poderá escolher finger foods. Além de elegantes, evitam o desperdício de alimentos.
Mesa de frios com queijos, salames e azeitonas, com pequenas porções de mandioca frita, batatas e bolinhos servidos no palito reduzem espaço e servem super bem os colaboradores.
Você pode escolher entre os diversos tipos de sanduíches naturais como patê de atum, salpicão de frango, frios, saladas e molhos especiais.
Servir salgados em festas sempre cai muito bem! Prefira salgados que tenham pouca gordura em seu recheio, como esfihas, pastéis assados ou empadas. Mas não deixe a coxinha de fora, elas são paixão nacional!
Uma ótima opção é servir uma refeição mais completa, como churrasco. Nesse tipo de cardápio, você pode incluir, além da carne, legumes e frutas assadas. Complementos como arroz, feijão, farofa e salada deixam a refeição completa.
Mas se você quiser oferecer uma feijoada, é possível acrescentar farofa, vinagrete, couve refogada e salada.
Atente-se ao horário e temperatura, para que os colaboradores aproveitem bastante o período da confraternização.
Prefira sobremesas leves, como frutas da estação que sejam suculentas para refrescar, saladas de frutas, gelatinas e sorvete.
Bolos e docinhos agradam tanto os adultos como as crianças.
Disponibilize bastante água, chá gelado e sucos naturais durante a festa. Isso não pode faltar.
A confraternização não precisa ser extremamente formal. Ela pode sim ser um evento mais informal, com um cardápio descontraído e saboroso.
Por se tratar de uma festa de empresa onde o objetivo é comemorar os resultados alcançados durante o ano, a refeição pode seguir a mesma linha.
Pense em cardápios práticos e simples, porém nutritivos, para complementar a comemoração.
Você pode optar por fazer uma festa de empresa temática, por exemplo, cuja decoração seja baseada em um tema totalmente personalizado.
Se for no período matutino, escolher um cardápio com muitas frutas e sucos naturais pode ser uma boa escolha. Dentro desse tipo de cardápio, você também pode incluir muita salada e refeições mais saudáveis.
Além disso, o evento deve estar alinhado ao ambiente da sua empresa e que mais combina com seus colaboradores.
Nesse caso, existem diversas opções de eventos como, por exemplo: almoço descontraído, happy hour com coquetel, café da manhã com finger foods, almoços temáticos como churrasco, festival de massas, etc.
Não se esqueça dos colaboradores que possuem alimentação restrita, como veganos, vegetarianos e intolerantes. Eles precisam ter à disposição um cardápio diferenciado para que possam aproveitar a festa da mesma forma que os outros.
Promover uma festa de empresa nem sempre é fácil e exige muita organização e planejamento.
E não é só o cardápio que exige atenção. Para facilitar, é indicado fazer um checklist dos itens essenciais para a realização do evento, descrevendo todo o cronograma da festa.
O primeiro ponto é se atentar à quantidade de pessoas convidadas para a confraternização da empresa. Confirmar a presença é fundamental para que a quantidade de alimentos seja contratada sem causar desperdício ou falta.
Além disso, tenha o cuidado de verificar se o convite se estenderá aos familiares dos colaboradores. Se sim, já deve pensar também se haverá a necessidade de contratar uma equipe especializada para cuidar dos filhos, para que os colaboradores possam se divertir sem preocupações.
E em uma festa não pode faltar diversão, não é mesmo?
Uma dica para divertir os colaboradores é realizar sorteios de presentes variados, como vale compras, vale viagens, cestas de natal, etc.
Aquelas empresas que estiverem com um orçamento maior pode sortear aqueles presentes que todo mundo quer ganhar, como por exemplo, televisores, celulares e vales em dinheiro.
Incluir bandas ou grupos musicais para entreter os colaboradores são atrações que podem animar ainda mais a festa da empresa.
Agora se a verba estiver reduzida, uma opção é alugar um karaokê, pois os colaboradores, familiares e diretoria poderão participar e a interação entre todos aumentará.
Local: As festas de empresas realizadas no mês de dezembro são marcadas pelo calor excessivo e chuvas de verão. Então, atente-se à previsão do tempo para evitar contratempos e mudanças de última hora. Lembre-se, espaço aberto e chuva não combinam.
Horário: Atentar-se ao horário em que a festa de empresa será organizada pode ajudar a definir um cardápio ideal para a realização da confraternização. Quanto mais horas de festas, mais as pessoas irão consumir. Lembre-se disso.
Escolha do Cardápio: Você também precisará se atentar ao perfil dos convidados para acertar no cardápio. O recomendado é optar por um cardápio básico e adequado para a maioria das ocasiões.
Nem todos gostam do mesmo tipo de refeição, mas com certeza existe um cardápio que agrada a todos.
Como falamos neste artigo, para definir um cardápio ideal, você deve levar em consideração alguns fatores:
Outro ponto importante para definir o cardápio é se a empresa quer fazer uma festa com almoços / jantar completo ou servir apenas salgados e lanches. Mas nós podemos te ajudar nessa questão!
Quando bem planejadas, as festas de empresas garantem a satisfação de todos os colaboradores e permitem uma interação entre todos os representantes da empresa.
Se você precisa de ajuda com o cardápio que vai servir na sua confraternização, entre em contato conosco e contrate agora mesmo a nossa equipe e garanta o sucesso da sua festa.
Somos referência no mercado de alimentação e buscamos atender as preferências de cardápios leves e saudáveis para os seus colaboradores.
Fale conosco e solicite o seu orçamento, ainda dá tempo!