O mês de dezembro é totalmente associado as confraternizações e junto com elas, chega também a preocupação de como manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano.
Nessa época a gente quer rever todos os amigos, os parentes, se reunir com os colegas de trabalho e celebrar as conquistas pessoais e profissionais com as pessoas mais próximas.
E não para por aí, porque logo mais chega o Natal e Ano Novo e dá-lhe festa de novo! Mas, com tantas festas assim, é fácil manter uma alimentação saudável?
Nesse período, onde as celebrações são intermináveis, é preciso ter muita disciplina e foco para manter uma alimentação saudável. Então, confira algumas dicas importantes para ajudar você a terminar o ano sem culpa!
A gente sabe que manter o foco e fugir de cardápios não tão saudáveis nesse período do ano não é uma tarefa tão simples assim. Porém, mais importante do que manter a dieta, é preciso se concentrar em alguns cuidados importantes que possam afetar a sua saúde.
Como normalmente são muitas festas e a gente acaba visitando muitas casas diferentes, sendo que muitas vezes nem conhecemos muito bem os hábitos dos donos desses lugares, é importante estar atento a alguns detalhes, que muitas vezes, no calor da emoção, passa despercebido.
Por isso, separamos dicas importantes para que você fique atento e mantenha uma alimentação saudável nas festas de fim de ano, sem preocupação.
É recomendado consumir salada antes do prato principal para ajudar na saciedade, porém tenha cuidado com saladas que não foram refrigeradas adequadamente ou que ficaram por muito tempo fora da geladeira. Principalmente a salada de maionese, deve ser evitada.
A mesma dica vale para os outros alimentos que estejam expostos na mesa por muito tempo. Principalmente neste período de calor, é comum que as comidas estraguem mais rapidamente.
Então, caso perceba algo diferente na aparência, cheiro ou sabor dos alimentos, evite consumir e principalmente avise os anfitriões para prevenir problemas desagradáveis com os convidados.
Ao invés de bebidas alcoólicas, prefira os sucos naturais ou água e tenha cuidado com o consumo do gelo em locais públicos. Apesar de refrescar sua bebida, nem sempre o gelo é armazenado de maneira correta e pode aumentar o risco de contaminação de doenças.
As frutas podem e devem ser consumidas sem moderação, mas desde que estejam bem higienizadas. Por isso, não esqueça de lavar bem antes do consumo e caso perceba qualquer sinal de deterioração nas frutas, descarte imediatamente.
Alguns alimentos além de mais saudáveis, dão a sensação de saciedade para seu organismo, evitando que você consuma mais do que o recomendado.
Então, na hora de preparar a ceia ou de saborear, troque as frituras pelos alimentos assados e descarte temperos industrializados e use apenas os naturais, que são bem mais saudáveis e saborosos.
Prefira os alimentos mais nutritivos e que também são bem deliciosos, como por exemplo, as opções abaixo:
Especialmente no Natal, não deixe de se alimentar adequadamente antes da ceia e realize todas as refeições do dia. O ideal é que seja feito o consumo de frutas nos intervalos das refeições, para que você não sinta tanta fome a noite.
Você pode comer tudo que sentir vontade, não sinta-se culpado por isso. Porém, esteja atento a quantidade que coloca no seu prato.
Tente consumir em pouca quantidade e sempre que possível escolha as opções mais saudáveis. E o mais importante, não deixe de realizar atividades físicas.
Mesmo que seja uma caminhada até a padaria, faça. É importante aliviar a tensão e queimar as calorias indesejáveis que você vai adquirir nesse período.
Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar as festas de final de ano sem preocupações. Desejamos muito sabor e alegria em seu cardápio, boas festas!